Receita: Empadão de frango


Ingredientes para a massa
400 g de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
200 g de manteiga
1 gema
Gema extra para pincelar o empadão


Ingredientes para o recheio
1 kg de peito de frango cozido e desfiado
250 ml de caldo do cozimento do frango
2 colheres de sopa de óleo
2 cebolas médias picadinhas
3 dentes de alho picados
1 colher de sopa de extrato de tomates
1 lata de milho
2 colheres de sopa de amido de milho
Sal e pimenta-do-reino a gosto


Modo de preparo da massa
Em um processador coloque a farinha e o sal. Junte a manteiga cortada em cubos e a gema e pulse até formar uma massa homogênea. Não processe demais.

Caso prefira misture todos os ingredientes com os dedos, mas sem amassar muito.

Caso a massa fique muito seca vá pingando gotinhas de água fria até dar o ponto. A massa deve grudar quando apertada mas sem esfarelar.

Envolva a massa com filme plástico e leve à geladeira.


Modo de preparo do recheio
Refogue a cebola e o alho no óleo até começarem a dourar. Junte o extrato de tomates e refogue até que ele mude de cor.

Junte o frango, o caldo e a cenoura e deixe ferver.

Dissolva o amido em um pouqinho de água, acrescente ao frango e misture bem.

Deixe cozinhar por uns 5 minutos depois do claod engrossar para que seu recheio não fique com gosto de farinha crua.

Ele deve estar consistente mas não como uma cola. Corrija acrescentando mais água ou mais amido se necessário.

Deixe esfriar.


Como fazer/montar o empadão
Coloque pedaços da massa no fundo e laterais da forma e vá amassando com os dedos para que ela fique mais fina cubra toda a forma. Cuidado com o excesso de massa no canto da forma.

Coloque o recheio que deve estar frio.

Para cobrir eu gosto de abrir pequenos pedaços de massa com um rolo, mas para isso cubro a massa com um filme plástico. Como a massa é quebradiça só da para abrir uma quantidade pequena de cada vez e a massa deve estar fria.

Cubra o recheio com a massa, colocando um pedaço de massa aberta bem perto do outro.

Pincele seu empadão com a gema extra e leve ao forno médio por aproximadmente 35 minutos ou até que a massa esteja dourada a gosto.


Dica: • A manteiga pode ser substituída por margarina, mas o sabor não fica igual!

28 Comentários ❀:

  1. Que delicia n__________n me deu até vontade agora, sua malvada U.U

    siteiloveit.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Nossa que simples essa receita, acho que o pior é a massa, para as festas de final de ano vai cair bem!
    Seguindo www.flordlismaisvoce.com

    ResponderExcluir
  3. Me deu uma vontade tão grande de comer, a minha mãe faz, fica uma delicia, claro que ela só perde pra minha vó! Mais essa receita é super fácil em?! =]]
    Bjs Hellen :)
    Passa lá no blog quando der: Contos Doces

    ResponderExcluir
  4. huum menina, nem me fale em empadão !
    Que fome kkkk
    Bem,passando pra uma visitinha,beijinhos flor
    http://bhulago.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. OMG! Eu amo empadão de frango....*-------*
    domeujeito100.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que delícia...
    Obrigada pelos elogios no meu blog,o seu também está muito bom *--*
    Aceito sim a troca de seguidor.Já estou seguindo.

    XOXO

    Morangos Revoltados

    ResponderExcluir
  7. Aii é tão boom!
    Eu já comi, e adoro<3 hihi'
    Beijoos


    Young World

    ResponderExcluir
  8. Já to com fome, que delicia KKKK

    Beijos

    http://quesejapink.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que delicia, eu adicionei nos favoritos para eu tentar fazer aqui em casa, nossa eu toh até com fome! :p

    amantesdemoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Brincadeirinha Meme bem legal rolando. Escolhi seu blog.
    Dá uma olhada.
    http://blogdaianesoares.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Huun' deve ser um delicia, Seguindo seu blog aqui! Poderia retribuir por favor? Beijos

    japassoudotempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. oie,o seu blog é super DIFERENTE;criativo e contagiante!!EU A-D-O-R-E-I o post ,SE QUISER DÁ UMA PASSADINHA LÁ NO MEu,e fale oq achou dele?/purplefazhion.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá!!

    Eu AMO empadão, mas meus dotes culinários são terríveis! rs
    Mas parece ser fácil de fazer.

    Ótima semana!

    Beijos Mil.

    ResponderExcluir
  14. eu não sou fã de embadão, acho muito enjuativo! Mas o recheio sempre dá diferença rs
    beijos, http://aosdezesseisanos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. sim aceito segue la meu blog que te sigo beijocasssssss

    ResponderExcluir
  16. Amo quando minha mãe faz empadão! Recebi sua proposta e gostei, mas queria mais detalhes sobre ela! Me adiciona no facebook ( se você tiver ) pra gente conversar sobre. Beijão

    ResponderExcluir
  17. lindo o seu blog adorei o lay e mais ainda a receita BEIIIJOS doistons-lilas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Prontinho ja tou seguindo aqui ta?
    Segue lá?
    beeijos ;*
    www.doistons-lilas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Que delícia! Vou tentar fazer um dia desses ^^
    Amei o seu blog, demais *-*
    beijoss

    panda--cat

    ResponderExcluir
  20. Oi flor vi seu comentário la no meu blog e eu aceito.
    Segue lá o meu blog ai aviza que sigo tbm bjs!

    ResponderExcluir
  21. babei horrores.
    me deu até vontade de comer viu

    ResponderExcluir
  22. Hum ... delicia ..
    Siim ' aceito a proposta :)
    Seguiindo aqui .. te espero lá .. Bju

    diariamentegarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nóóóóssa! Que delícia! Assim não dá dona Hellen, fazer vontade nas leitoras é golpe baixo kkkkkkk...
    Minha sorte é que eu gosto bastante de cozinhar, principalmente quando estou de bobeira em casa, e amanhã será um dia livre pra mim hummmm... Acho que é uma boa pedida! =)

    ResponderExcluir

Muito obrigada por comentar...
Só não postem palavrões, nem briguem, por favor...
Se forem colocar: Tô seguindo, segue de volta?
Não.. apenas se seu blog for legal, atualizado, e de bom conteúdo, eu sigo sim!
Deixe o link do seu blog
Obrigado pela visita, e voltem sempre! ❀

.: ❀ Doce Futuro ❀ :. Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados